quinta-feira, 23 de março de 2017

Análise dos capítulos: "Mudança", "O mundo coberto de penas", "Fuga"

Enzo Vidigal
Victor Gariba
Jean Seiji

Capítulo 1
Mudança:
No capítulo Mudança, Fabiano, Sinhá Vitória, seus filhos e Baleia se arrastam pela seca. Um dia antes, a família era maior, pois havia um papagaio, porém na falta de alimento decidiram usá-lo como comida. À Baleia restaram os ossos. Durante o caminho na seca, juazeiros, juntos a uma cerca, apareceram pelo caminho e o grupo repousou em suas sombras. Fabiano explorou a propriedade que estava abandonada, os moradores haviam fugido devido à seca. Baleia sentiu cheiro de preás e saiu à caça, trouxe o animal nos dentes para a alegria da família, que assou o roedor. À Baleia sobraram novamente os ossos. Ao anoitecer, Fabiano percebeu que as estrelas sumiram em meio às nuvens. A chuva viria, a vida brotaria do chão, e Fabiano seria dono daquele lugar.



Capítulo 12
O mundo coberto de penas:
Em O mundo coberto de penas, os tempos de seca começam a voltar e consequentemente os pássaros começam a procurar água. Sinha Vitória, com seu conhecimento, já sabia que a vinda das aves não seria algo agradável e que poderia matar o pouco gado que a família possuía. A dona foi logo avisar Fabiano sobre o fato, mas o homem, por sua vez, demorou para entender o que estava por vir. Após descobrir que a seca estava chegando e que os pássaros iriam matar seu gado, Fabiano pegou sua espingarda e foi em direção a árvore onde as aves ficavam, atirou em algumas, que caíram mortas no chão e serviram de comida para a família.




Capítulo 13
Fuga :
Tudo começa com a chegada do bando de pássaros pretos que estavam de passagem, mas que para Fabiano, iriam acabar com sua água e o forçaria a se mudarem novamente. Ninguém queria se mudar, mas era preciso, senão, a família e os animais iriam morrer de fome pela falta de água. Então Fabiano e sua família se preparam para se mudar novamente, mataram e salgaram o bezerro para não passarem fome durante a viagem. Enquanto eles estavam partindo para um lugar ainda não definido, Fabiano e Sinha Vitória conversavam sobre o que eles queriam para o futuro das crianças; Sinha Vitória gostaria de um lugar fixo, para seus filhos terem uma boa educação e não terem o mesmo futuro que os pais.

Análise dos capítulos:
           
            O três capítulos resumidos acima têm muito em comum no quesito de apresentarem o tema da seca no sertão e como a família de Fabiano a enfrenta. Primeiramente, é possível perceber que a seca é o principal tema desses capítulos, sua presença e as consequências desta são devastadoras, podendo matar o gado da família e acabar com a pouca água que lhes resta. Além disso, também pode-se afirmar que os três capítulos formam um ciclo que representa a vida da família: na seca, todos começam migrando de um lugar para outro, a época de chuvas vem e eles se estabelecem em um local. quando vem a seca novamente, há uma nova migração; e assim se segue. Finalmente, conclui-se que os três capítulos se complementam ao ter como principal tema a seca e se lidos juntos, podem ser entendidos como um ciclo, representando a vida da família de Fabiano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário