quinta-feira, 23 de março de 2017

Vidas Secas - análise dos capítulos "Fabiano" e "Sinha Vitória"

Vidas Secas

Oi, pessoal, tudo bom?
Hoje no blog, nosso grupo apresentará um breve resumo sobre o segundo e quarto capítulos do livro “Vidas Secas”, além de uma análise para ajudá-los a compreender a obra mais a fundo.






Isabela Lopes → n° 8
Isabella Story → n° 23
Júlia Gallo → n° 14



Fabiano
Fabiano e sua família estavam morando em uma fazenda, que encontrara sem ninguém no momento. Após a chegada da chuva, o dono da fazenda acaba expulsando Fabiano e sua família, mas o contratara de volta como vaqueiro. Fabiano se sentia e se autodenominava um bicho, afinal, havia passado por tantas circunstâncias, e se orgulhava, porque só um bicho aguentaria. Enquanto Baleia e Fabiano procuravam pela novilha, um dos filhos apareceu e fez uma pergunta ao pai, que acabou ficando irritado e incomodado com as perguntas. Após essa situação, conversaria com Sinha Vitória sobre a educação dos filhos, mas ela não tinha tempo para isso. Sinha Vitória lembrou de seu Tomás da Bolandeira e fez um pediu à Fabiano; queria uma cama igual a dele.

Análise
No capítulo “Fabiano”, Fabiano se identifica como um bicho (animalização do ser humano), sendo incapaz de se expressar por palavras,   “Às vezes utilizava nas relações com pessoas a mesma língua com que se dirigia aos brutos - exclamações, onomatopeias” ( Ramos, p.20)  e, acaba se comunicando por meio de ruídos e frases incoerentes. Esses barulhos que Fabiano fazia são  reflexos claros de animalização. Com isso, ele se sente aprisionado em suas próprias e se incomoda com perguntas que seu filhos.  Além disso, admirava as pessoas que tinham o dom de falar bem, como o Tomás da Bolandeira.

Sinha Vitória
Sinha Vitória acendia uma fogueira para cozinhar, e nesse momento Baleia aparece agitada, mas recebe um pontapé de sua dona. Sinha Vitória não estava bem, ela estava irritada; queria uma cama igual a de seu Tomás da Bolandeira. Fabiano e Sinha Vitória acabaram discutindo a respeito de quem gastava mais dinheiro e o marido mandou-a economizar. A mulher, por sua vez, retrucou, dizendo que quem deveria economizar era o próprio Fabiano. Ele propôs que  a mulher gastasse menos com roupas e querosene. Já Sinha Vitória, achava que a falta de dinheiro era devido os gastos de Fabiano com pinga e jogo. Enquanto Sinha Vitória preparava o almoço, Fabiano dormia. Ela pensava na seca, sobre as possibilidades de sua volta. Também pensava sobre quão ruim era seu marido.

Análise
No capítulo “Sinha Vitória”, Sinha Vitória está incomodada com sua cama de varas e almeja ter uma cama de couro, como a de seu Tomás da Bolandeira. Devido a isso, Sinha Vitória e Fabiano acabam entrando em uma discussão, onde discutem sobre quem gasta mais o dinheiro.  Ela é caracterizada como esperta e é a melhor personagem que articula palavras e expressões.






Fontes:






Nenhum comentário:

Postar um comentário